Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!
A preservação do meio ambiente é um dos elementos mais importantes na sociedade. A saúde e o bem-estar das pessoas estão diretamente ligados à questão da qualidade ambiental e suas condições físicas, químicas e biológicas.
Uma das primeiras medidas a fim de diminuir o impacto ambiental da farmácia de manipulação é com manejo correto da purificação de água, deste modo tem que se utilizar um sistema de purificação onde ocorra o mínimo possível de eliminação de água por parte deste.
Pensando nisto, além de se preocupar com a qualidade da água utilizada nas formulações, padronizamos a utilização de um sistema que reduzisse ao máximo o descarte de água, utilizamos então um processo chamado Osmose Reversa onde proporciona água de altíssima qualidade, dentro das especificações estabelecidas e com baixíssimo impacto ao meio ambiente.
Outra preocupação é com o descarte seguro de resíduos farmacêuticos, que podem ser provenientes de ativos vencidos, produtos químicos, materiais de proteção individual, entre outros; eles possuem tratamento e destino específicos que devem ser respeitados e segregados dos lixos comuns, por isso por todo laboratório existem lixeiras identificadas para que os resíduos possam ter a destinação final adequada sem risco de contaminação.
Todo resíduo descartado pela farmácia é registrado no Sistema nacional de informações sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos – SINIR do Ministério do Meio Ambiente, isto garante que o resíduo está tendo a destinação correta e também como forma de monitoramento.
É importantíssimo um gerenciamento de resíduos adequado e consciente e além de da destinação correta, também utilizamos ferramentas e procedimentos para diminuir o descarte de insumos vencidos, adquirindo quantidades mínimas necessárias a fim de se evitar um descarte excessivo.
Um sistema de exaustão eficiente também é de extrema importância, bem como o uso dos filtros adequados e da manutenção do mesmo, pois assim contribui para a qualidade do ar não só no interior do laboratório, bem como do ar que sai do sistema onde as partículas ficam retidas nos filtros, não sendo expulsas ao meio ambiente.
Outro ponto importante é o fato de que utilizando medicamentos manipulados, o desperdício é reduzido, ao invés de adquirir o medicamento/produto em quantidades disponíveis à venda, pode-se manipular a quantidade exata necessária para o seu tratamento.
A preocupação com o meio ambiente é mais que um compromisso a ser assumido, é uma meta em curto prazo para se ter condições boas, saudáveis e satisfatórias de vida humana no planeta.