Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!
Fevereiro é o mês escolhido para conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea. Com isso, surgiu a Campanha Fevereiro Laranja que busca informar sobre o diagnóstico precoce da doença.
Diferente dos outros tipos de câncer existentes que acontecem em uma certa idade de algumas pessoas, a leucemia pode aparecer em qualquer época da vida. Dentre os cânceres pediátricos, ela está em primeiro lugar nos mais comuns (28%), seguida pelo câncer do sistema nervoso central (26%).
De acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino. Existem mais de 12 tipos, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) existem mais de 12 tipos, sendo que os quatro primários são:
- Leucemia Mileoide Aguda (LMA);
- Leucemia Mileoide Crônica (LMC);
- Leucemia Linfoide Aguda (LLA);
- Leucemia Linfoide Crônica (LLC).
Elas podem ser agrupadas com base na velocidade em que a doença evolui e torna-se grave. Sob esse aspecto, a doença pode ser do tipo crônica ou aguda. Além disso, elas também podem ser agrupadas baseando-se nos tipos de glóbulos brancos que elas afetam: linfóides e mielóides.
Leucemia Linfoide Crônica (LLC)
Afeta células linfoides e se desenvolve lentamente. A maioria das pessoas diagnosticadas são idosas (a partir dos 55 anos de idade). Raramente ocorre em pacientes mais jovens. é detectada em exames de rotina, pois a característica principal é o aumento do número de linfócitos no hemograma; algumas vezes pode haver anemia e/ou plaquetopenia.
Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
Afeta células mieloides e se desenvolve lentamente, a princípio. A alteração celular ocorre numa célula hematopoética primitiva e acomete o setor das hemácias, leucócitos e plaquetas, mas a manifestação laboratorial principal é de expressivo aumento do número de leucócitos. Ocorre principalmente adultos.
Leucemia Linfoide Aguda (LLA)
Afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida. Caracteriza-se pela substituição do tecido medular normal por células blásticas linfoides, ou seja, células hematopoéticas muito jovens e anômalas, que não preservam as funções originais. É o tipo mais frequente na infância, mas também ocorre em adultos.
Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
Afeta as células mieloides e avança rapidamente. É caracterizada pela substituição do tecido medular normal por células blásticas, ou seja, células hematopoéticas muito jovens e anômalas, que não preservam as funções originais. Ocorre tanto em adultos como em crianças, mas a incidência aumenta com o aumento da idade.
Quando uma pessoa recebe o diagnóstico, pode causar um certo choque a ela e a sua família e amigos, pois são muitos conceitos, medicamentos e coisas novas para entender. A partir disso, ela precisa a todo momento do apoio das pessoas próximas que são queridas.
Porém, é importante ressaltar que cada paciente lida com o próprio diagnóstico de uma maneira singular. Por conta disso, separamos algumas dicas que podem ajudar você, familiar e amigo, a se preparar e lidar melhor com este momento de suporte, força e acolhimento. Confira:
Lembrando que, sempre procure um médico especialista da área para mais informações que possam te ajudar.
Um comentário em “Fevereiro Laranja – Combate a Leucemia”