Como Prevenir o Câncer do Colo do Útero?

Sobre
Farmácia de Manipulação Online

Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!

Como já vimos, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum do público feminino e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O principal fator de risco é a infecção pelo vírus HPV, que é transmitido sexualmente.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV) e a principal prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o grupo etário alvo da vacina é de 9 a 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Devem ser tomadas duas doses, com intervalo de seis meses. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas.

Essa vacina protege contra a infecção com os subtipos de HPV mais comumente ligados ao câncer, bem como alguns tipos que podem causar verrugas anal e genitais. Importante: nenhuma vacina oferece proteção completa contra todos os tipos de HPV causadores de câncer. É importante fazer o rastreamento para o câncer de colo de útero regularmente.

A segunda forma de prevenir o câncer do colo do útero é a visita regular ao ginecologista para a realização do exame preventivo, o famoso papanicolau. Ele deve ser feito, preferencialmente, por mulheres com idade entre 25 e 64 anos, que têm ou já tiveram atividade sexual.

O Papanicolau é um teste que examina as células do colo do útero para saber se existem células cancerosas ou anormais. O exame também ajuda a identificar outros problemas, como infecção ou inflamação.

Use preservativo

Os preservativos fornecem um tipo de proteção contra o HPV, mas não previnem completamente a infecção. Além disso também protegem contra o HIV e algumas outras infecções sexualmente transmissíveis.

Agora não custa nada lembrar, quando a doença é diagnosticada no começo, a chances de cura são de 100%, portanto, cuide bem de você mesma. Sempre procure um médico especialista nesse assunto para mais informações que possam te ajudar.

Leia mais sobre o Câncer do Colo do Útero no site do INCA

Oh, olá 👋,
é um prazer conhecê-lo.

Inscreva-se para receber nossas novidades com um conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *