Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!
Março é considerado o mês da mulher, mas, além disso, existem muitas campanhas de conscientização e combate a doenças que afetam o público feminino. Uma delas é o Março Amarelo: Mês Mundial da Conscientização da Endometriose que tem o objetivo de alertar mulheres sobre a doença.
A endometriose é uma doença crônica, inflamatória, estrogênio-dependente que ocorre durante o período reprodutivo da vida da mulher, caracterizando-se pela presença de tecido endometrial, glândula e/ou estroma, fora da cavidade uterina. Quando esse tecido cresce fora do útero, em lugares da cavidade abdominal, como os ovários, a bexiga e por fora do útero, a paciente é diagnosticada com essa doença.
Ela é muito comum, porém ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser diagnosticada, podendo ser confirmada até oito meses após o aparecimento dos primeiros sintomas. Estima-se que, em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 mulheres, sendo mais de 6 milhões somente no Brasil.
Quais são os fatores de risco?
- Não ter tido filhos;
- Menstruações que duram mais de 7 dias;
- Menarca precoce;
- Ciclos menstruais mais frequentes que a média de 28 dias;
- Anormalidade na anatomia uterina.
Sinais e sintomas
- Dor pélvica intensa;
- Sangramento intestinal e urinário durante a menstruação
- Infertilidade ou dificuldades para engravidar;
- Sangramento menstrual intenso e irregular
- Dor intensa durante a relação sexual;
- Cólicas que podem ocorrer até uma semana antes da menstruação;
- Diarreia;
- Fadiga e cansaço.
Leia mais sobre a Endometriose na Biblioteca Virtual em Saúde.