O que é uma farmácia de manipulação online?

Sobre
Farmácia de Manipulação Online

Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!

Você tem curiosidade de saber o que é uma farmácia de manipulação, sua origem, o que ela faz, e a diferença entre uma drogaria? A equipe Majestosa preparou esse texto para te explicar tudo sobre esse ramo farmacêutico. Acompanhe!

  • O que são farmácias de manipulação? Como elas funcionam?

É um estabelecimento de saúde onde é realizada a manipulação e dispensação de fórmulas preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde legalmente habilitados.

O trabalho de uma farmácia de manipulação é produzir praticamente todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos, vitaminas, entre outros. Podem também mudar a forma farmacêutica, transformando a fórmula prescrita em cápsulas, soluções, géis, cremes, etc.

Portanto, seu medicamento é manipulado exclusivamente para você de forma individualizada e segura, tendo muitos benefícios em relação à forma farmacêutica utilizada e dosagens que podem ser ajustadas.

  • Quando ela surgiu?

O surgimento das primeiras farmácias de manipulação no Brasil surgiram em meados do século XVI. Nessa época, os estabelecimentos responsáveis pela manipulação e fornecimento de medicamentos eram denominados boticas e os responsáveis eram profissionais que tinham conhecimento e experiência na área da saúde.

O profissional que era responsável pela botica, era chamado boticário. Na Idade Média, o boticário era o responsável por dirigir-se até a casa do paciente, e geralmente, manipulava e produzia o medicamento na frente dele. No século XX, mesmo com a indústria moderna em crescimento constante, a produção de remédios específicos continuou a ser feita por manipuladores.

Diogo de Castro ficou conhecido como o primeiro boticário no Brasil, trazido de Portugal pelo governador-geral, Tomé de Souza.

Ao passar dos anos, as farmácias de manipulação evoluíram muito, graças a evolução da tecnologia, contudo, conservaram suas características primordiais, e continuaram a ter seu papel essencial para a saúde humana.

  • Qual a diferença entre um medicamento manipulado e um industrializado?

A principal diferença dos manipulados para os industrializados é a forma de fabricação. O industrializado é fabricado em grande escala, através de maquinários e fórmulas fechadas, devendo atender às necessidades pontuais de milhares de pessoas em simultâneo.

Quando uma pessoa dirige-se até uma drogaria, ela já encontra o medicamento pronto que ela precisa na prateleira ou com o auxílio de um farmacêutico. Seu uso é indicado para combater um problema, como gripe, dor de cabeça, ou uma doença mais específica.

Já o manipulado é produzido de modo mais artesanal dentro do laboratório de uma farmácia. A fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico e sua equipe especializada, conforme a necessidade do paciente prescrito na receita pelo profissional habilitado.

  • Quais são as vantagens de um medicamento manipulado?

Como já vimos, os medicamentos manipulados são formulações personalizadas, que se adaptam às necessidades de cada paciente. Por isso, eles ainda oferecem diversos benefícios em diversos aspectos:

  1.  Sem desperdício

Utilizando medicamentos manipulados, o desperdício é reduzido, e o custo-benefício é muito maior, pois quantas vezes uma pessoa corta um comprimido e acaba perdendo ou então vai a uma drogaria e compra uma caixa com 20 comprimidos, mas acaba tomando apenas 5? 

2. Formas diferenciadas

Com um medicamento manipulado, o paciente recebe um tratamento de forma personalizada e sob medida. A fórmula pode ser apresentada em diferentes formas farmacêuticos, como cápsulas, sachês, xaropes e cremes, que podem facilitar, por exemplo, a ingestão e aumentar a adesão do paciente ao tratamento.

3. Formulações cosméticas com menos aditivos

Por não existir a necessidade do produto ficar exposto em prateleiras como os industrializados, geralmente os manipulados não possuem a necessidade abundante de aditivos nas formulações, como os chamados “conservantes”, assim mais saudáveis e menos propensos a desconforto por aqueles que possuem alergias à esses componentes.

4. Vai muito além da saúde

O medicamento manipulado pode servir em diversos propósitos diferentes, não só quando o paciente está doente. A farmácia de manipulação também trabalha com suplementos que ajudam a fortalecer as unhas, cabelos, melhorar a aparência da pele, ajudam no emagrecimento, entre outros.

Oh, olá 👋,
é um prazer conhecê-lo.

Inscreva-se para receber nossas novidades com um conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *