Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!
Horas em frente ao computador ou em pé, má postura, atividade física pesada por mais que façam parte da rotina de muitas pessoas, podem causar um problema em comum: as famosas dores musculares.
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em parceria com a marca Advil, mostrou que 63% dos brasileiros sofrem com dores musculares, pelo menos uma vez a cada três meses. O mais preocupante é que a maioria possui dor nos músculos semanalmente, seja devido a má postura ou excesso de atividade física.
Dor muscular ou mialgia é geralmente o resultado do processo inflamatório nas fibras musculares. Ao se romperem ou sofrerem fissuras, causam o incômodo da dor. Podem afetar uma pequena área ou todo o corpo, podendo ser leves ou mais extremas.
A dor crônica dura por um período de tempo maior que a dor aguda e muitas vezes é resistente aos tratamentos, o que pode causar muito incômodo para a pessoa que sofre com esse tipo de dor. Sabe-se também que a dor muscular pode desaparecer dentro de horas, dias ou durar por longos meses.
As causas mais comuns de dor muscular estão relacionadas à tensão, estresse, excesso nos treinos, prática esportiva e ferimentos leves. Este tipo de dor, geralmente, é localizada, afetando apenas a um ou mais grupos musculares de determinada região do corpo.
A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções, uma doença ou um efeito secundário de uma medicação.
Fibromialgia
É uma síndrome que tem como característica a dor crônica no corpo, que aparece sem motivos aparentes, ou de reações exageradas. Não foi encontrado ainda uma razão para o desenvolvimento, o que temos até hoje são hipóteses. Ela não é uma doença auto-imune e nem inflamatório, sendo um mecanismo de desenvolvimento da dor diferente da habitual.
Normalmente ela é desenvolvida por pessoas que sofre com estresse crônico ou passou por situações de traumas físicos e psicológicos. Essas causas liberam alguns hormônios que acabam gerando um desequilíbrio na forma como as pessoas sentem a dor, assim sendo mais sensíveis.
Ela acaba sendo desenvolvida em mulheres na faixa etária dos 30 a 50 anos.
O diagnóstico deve ser feito por um médico reumatologista, a partir do seu histórico, pois não existem exames que detecte essa síndrome.
Veja mais sobre as dores musculares no site da Biblioteca Virtual em Saúde!