Somos uma farmácia de manipulação que promove bem-estar, autonomia e uma boa longevidade para nossos clientes. Buscando sempre contribuir para o cuidado e manutenção de um dos bens mais valiosos do ser humano: Saúde!
A anemia é uma condição hematológica, caracterizada por uma diminuição no número ou tamanho das hemácias. Em sua fase mais avançada, está associada a sintomas como fraqueza, diminuição da capacidade respiratória e tontura. Podem surgir por deficiência de nutrientes, anormalidades genéticas, doenças gastrointestinais, toxidade por fármacos e cirrose hepática. As anemias por deficiência de nutrientes são mais observadas em mulheres e crianças.
A classificação da anemia baseia-se no tamanho e coloração das hemácias. De acordo com o tamanho, ela pode ser microcítica (pequena), normocítica (normal) ou macrocítica (grande); e em relação à coloração pode ser hipocrômica (pálida) ou normocrômica (normal).
Anemia Ferropriva
Caracteriza-se pela produção de hemácias pequenas (microcíticos) e pela menor concentração de hemoglobina circulante. Apresenta quatro estágios de depleção. Ela constitui, na verdade, o último estágio da deficiência de ferro e representa o fim de um longo período de privação desse nutriente.
Estágio I e II: Depleção dos estoques corporais de ferro e aumento da absorção intestinal.
III: Queda do ferro sérico.
IV: Alteração morfológica das hemácias e aparecimento da doença.
Anemia por Deficiência de Vitamina B12
Também conhecida como anemia perniciosa, é macrocítica e mega-lobástica. Mais comumente, a deficiência de vitamina B12 é secundária à falta do fator intrínseco, uma glicoproteína do suco gástrico que é necessária para a absorção da vitamina B12 alimentar.
Anemia por Deficiência de Ácido Fólico
Associa-se ao espru tropical, pode afetar mulheres gravidas e ocorre em bebes cujas mães apresentam deficiência de ácido fólico. Essa deficiência no início da gravidez também pode ocasionar defeitos no tubo neural.
Leia mais sobre a anemia no site da Biblioteca Virtual da Saúde!