“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
Ir a um nutricionista e achar que receberá, além de broncas, um plano alimentar que removerá tudo aquilo que você mais gosta – quem nunca imaginou que uma consulta com o nutricionista funciona assim?
Bom, pelo menos não a minha. Como já citei por aqui anteriormente, mais do que prescrever um bom plano alimentar, meu trabalho consiste também em trabalhar a mentalidade dos meus pacientes e direcioná-los para a busca de um valor maior: a saúde.
E a conquista dela apenas se dá quando adotamos hábitos saudáveis e que conseguimos manter com constância em nossa rotina. Falo isso porque de nada adianta dizer ao meu paciente que ele “não pode nunca mais comer tal alimento” se ele fizer isso por apenas 3 dias.
Primeiro que proibição é algo que jamais abordo. “Nunca mais” – pior ainda! Todos devem ter autonomia e poder de escolha na hora de se alimentar. Segundo que, a meu ver, a chave está nas pequenas mudanças que, quando consistentes e gradativas, podem fazer uma grande diferença lá na frente.
Para ilustrar, imagine dois pacientes: Maria e João. Ambos são acostumados a tomar 3 latinhas de refrigerante, todos os dias. Maria sai da consulta com a nutricionista dizendo que “nunca mais tomará”. Infelizmente, duas semanas foi o máximo que Maria conseguiu manter tal “desafio”, abandonando o plano alimentar totalmente e voltando a ingerir a quantidade habitual de refrigerante. Já João ouviu as orientações do nutricionista e passou a diminuir seu consumo para 1 latinha ao longo de 2 semanas. Após isso, passou a tomar refrigerante apenas aos finais de semana. E, posteriormente, diminuiu significativamente até mesmo nos dias “permitidos”. Qual deles, a seu ver, teve mais sucesso?
Pequenas atitudes somadas ao longo prazo têm o grande poder de mudar vidas. Se você não tem o hábito de se exercitar, comece com alguns dias de caminhada. Se o seu problema é o doce, não elimine por completo, mas passe a diminuir quantidades. Se você quer beber mais água, não espere conseguir 3 litros todos os dias – alguns copos de água a mais já vão ser capazes de construir a base de um hábito…
Além disso, outra dica que dou, é: pense também em somar bons alimentos a sua dieta. Uma fruta ao dia, uma salada daquele vegetal que você mais gosta, ao menos uma refeição com mais alimentos in natura… Pense no que você pode começar hoje, mesmo que “pequeno”, para conquistar mais saúde e beleza para o seu eu do futuro. Ele vai te agradecer!
Nutricionista (CRN 61384/P)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.