“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
Imagine só que, na manhã de uma bela segunda-feira, no início do mês, você acorde totalmente disposto a iniciar o seu projeto em busca de um objetivo específico. Se tratando de Nutrição, vamos supor que o seu objetivo seja emagrecimento – mas poderia ser qualquer outro como ganhar massa magra, tratar uma disfunção, melhorar a qualidade da sua alimentação, etc.
Com essa disposição correndo nas veias, você se programa para se consultar com uma nutricionista e receber seu plano alimentar individualizado, faz aquela limpa nos armários e geladeiras, faz as compras do supermercado direitinho, se matricula em uma academia e passa a consumir conteúdos nas redes sociais que abordam totalmente esse universo. Veja só, vários passos rumo ao seu objetivo, oba!
Porém uma coisa indesejada, porém 100% previsível, acontece: passam-se duas semanas e a sua motivação já não está como nos primeiros dias. E, quando você se pergunta o motivo, logo vem a cabeça que “é porque você ainda não está vendo os resultados”…
Nessa situação, geralmente as pessoas tendem a tomar um desses dois caminhos: ou insistem no plano, continuam mesmo assim, confiando no processo OU passam a duvidar completamente do plano e desistem.
“Esse plano alimentar não funciona”, ou “academia não é para mim”, ou “se eu estivesse tomando suplementos X, Y, Z já estaria diferente”… Veja: muitas vezes tendemos a procurar culpados externos quando, na grande maioria das vezes, o culpado é um só: nosso imediatismo.
Isso é fruto do contexto tecnológico e geracional que estamos inseridos, uma era inundada pela agilidade e rapidez, onde podemos ter o que queremos em apenas um clique. Recebemos muitos estímulos o tempo todo, o que contribui para que nossa pressa e impaciência fiquem cada vez mais afloradas. ”A página da internet demorou 5 segundos para carregar? Tempo demais. Não descobrimos a resposta em 3 minutos de busca? A resposta não existe. O produto demora 5 dias para chegar na minha casa? Mas que demora!” E assim condicionamos nosso cérebro de que tudo é para ontem, que os resultados devem ser conquistados daqui menos de uma semana se não… desistimos.
Quando o assunto é Nutrição gosto de abordá-la como um estilo de vida. Nessa área, infelizmente é fantasioso demais esperar resultados expressivos em 1 mês. Porém, quando você muda a sua mentalidade, além de não focar só no resultado, aprende a cuidar do processo – que se desenvolve a cada decisão tomada no seu dia-a-dia e passa a não ser totalmente dependente da tal motivação. Porque essa “danadinha” chamada motivação (que tanto amamos e adoramos quando estamos inundados dela), uma hora nos deixa. E é nesse momento que precisamos confiar no processo, entender os motivos pelos quais estamos fazendo aquilo e seguir fazendo o que deve ser feito. É necessário que a nossa percepção de realidade seja mais realista, entendendo que certos objetivos específicos levam tempo, diminuindo assim nossa ansiedade e angústia.
Infelizmente, diferente do que as tecnologias nos fazem acreditar, não controlamos o tempo. Porém podemos trabalhar em algo que está bem mais sobre nosso controle: nossa perseverança e atitudes no dia-a-dia. O quanto você consegue perseverar em algo? O que você pode fazer hoje por esse objetivo? Com a mentalidade de perseverança, disciplina e paciência, não duvide: os resultados chegam. Mas, para isso, é preciso vencer o imediatismo – este que, infelizmente, se tornou um dos maiores males dos nossos tempos modernos.
Nutricionista (CRN 61384/P)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.