O Desejo e a Força de Vontade na Nutrição

nutrição e filosofia
  • Mais Posts
Sobre
Nutricionista (CRN 61384) Pós-Graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.

“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”

Nas consultas com meus pacientes é de extrema importância que eu saiba quais as motivações que levaram aquela pessoa a buscar orientação nutricional. O desejo do indivíduo é extremamente importante para que eu consiga orientar e montar um plano alimentar alinhado com seus objetivos.

E uma palavra que ouço muito é o tal “desejo”. Muitos dizem ter desejo de emagrecer, de chegar a um peso específico na balança, de usar uma certa numeração de roupas.

Porém, devo dizer que o “desejo” é algo muitas vezes raso e fraco. Sentimos desejo de muitas coisas ao longo da vida, não é mesmo? De viajar para tal lugar, de ter o corpo de determinada forma, de conseguir tal bem material. E muitas vezes esses “desejos” não se concretizam, pois não são sustentáveis ou até mesmo fortes o bastante. O desejo se assemelha à paixão: intensa, porém passageira. Da mesma forma, desejamos diariamente coisas rápidas e instantâneas, como objetos diversos, alimentos calóricos ou nos manter na inércia do sedentarismo. E facilmente nos entregamos a esses desejos imediatos e muitas vezes nada gratificantes.

Na consulta com um nutricionista, de fato não há nada de errado em desejar fins puramente estéticos, porém o meu posicionamento como nutricionista é guiar o meu paciente para que, junto com o seu desejo inicial, ele desenvolva algo ainda maior: a força de vontade em busca da saúde.

Através dessa mudança de pensamento e do fortalecimento de mentalidade, buscando a sua saúde em primeiro lugar, torna-se uma consequência a conquista de tantos outros objetivos como mais disposição, beleza e, lógico, o tão desejado emagrecimento.

Nunca imponho nada e gosto de dar autonomia para que meu paciente sempre se pergunte antes de uma refeição: o que estou buscando com esse alimento? Saúde, bem-estar, disposição, prazer? Além disso, em ritmo de progressão, buscamos diminuir gradualmente escolhas ruins e acrescentamos aos poucos alimentos e hábitos bons.

A força de vontade é potente e transformadora, e deve ser um exercício diário fazer com que ela seja maior do que desejos momentâneos. Desejamos coisas o tempo todo – o ser humano é assim. Porém a vida torna-se mais gratificante quando passamos a ser patrocinadores da nossa longevidade e saúde, e não meros seguidores de desejos instantâneos.

Danielle Zambrano

Nutricionista (CRN 61384/P)

Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.

Oh, olá 👋,
é um prazer conhecê-lo.

Inscreva-se para receber nossas novidades com um conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *