“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
Chegar do mercado ou da feirinha e guardar todos os alimentos direto na geladeira e na fruteira? Reveja esse hábito! A higienização de hortifrúti é um dos passos fundamentais para o consumo de um alimento seguro, pois naturalmente carregam resíduos orgânicos vindos da lavoura ou dos estabelecimentos comerciais. A limpeza de frutas, verduras e legumes evita que sua família entre em contato com larvas, insetos ou parasitas. Além disso, também elimina bactérias e outros microrganismos prejudiciais ao organismo humano.
O cuidado com os alimentos é tão importante que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu uma resolução de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, com grande destaque para a higienização de hortifruti. E essas boas práticas se iniciam lá mesmo dentro do supermercado. Primeiro, é imprescindível que o refrigerador ou congelador do estabelecimento tenha um termômetro para controle da temperatura.
Durante as compras, siga a ordem correta de compra dos alimentos: pegue primeiro os produtos não comestíveis, como utensílios e materiais de limpeza; em seguida, os alimentos não-perecíveis e depois os perecíveis (carnes e outros produtos conservados sob refrigeração). Por que isso é importante? Para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.
Chegando em casa, faça a correta higienização de hortifruti utilizando:
– Água corrente
– Papel toalha
– Hipoclorito de sódio – também conhecido como água sanitária. É importante também que em seu rótulo apresente exclusivamente água sanitária na composição, pois existem também produtos específicos para esse fim.
Para a correta higienização de hortifrútis estabelecidas pela resolução-RDC n° 216/2004, alguns passos devem ser seguidos, como:
1) Selecionar, retirando as folhas, partes e unidades deterioradas;
2) Lavar em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.) folha a folha, e frutas e legumes um a um;
3) Colocar de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água);
4) Enxaguar em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;
5) Fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados;
6) Manter sob refrigeração até a hora de servir.
Em todos os casos, independentemente do tipo de vegetal, o ideal é fazer a limpeza pouco antes do consumo ou da utilização. Contudo, nem todas as pessoas dispõem de tempo para realizar o processo várias vezes. Se esse for o seu caso, é preciso um cuidado adicional.
Quem faz a higienização do hortifrúti assim que chega em casa deve ter certeza, antes de guardar os alimentos, de que estes estão completamente secos. Isso porque a umidade acelera o processo de deterioração natural das frutas e hortaliças. E nada melhor do que mantê-las frescas para estarem sempre disponíveis para todos da família!
Danielle Zambrano
Nutricionista (CRN 61384)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.
Quer mandar sua dúvida ou sugestão? Entre em contato comigo pelo e-mail: dani.zambrano@mybe.com.br