Afinal, é possível fazer dieta no inverno?

  • Mais Posts
Sobre
Nutricionista (CRN 61384) Pós-Graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.

“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”

Você já deve ter ouvido alguém falar (ou até você mesmo dizer) que “é simplesmente impossível fazer dieta e no inverno e no frio”. O que as pessoas querem dizer quando afirmam isso é que comer saladas e frutas frescas em dias de frio mais intenso torna-se muito difícil, logo sentimos muito mais vontade de nos jogar em pratos quentes e calóricos.

Além disso caímos facilmente em certos “auto-enganos” como, por exemplo, abandonar completamente o consumo de água ao longo dos dias e nos permitir deixar a atividade física pra lá por um dia – e esse único dia acabar se desdobrando em várias semanas. Quem nunca?

A minha dica principal para quem vinha colhendo frutos de uma boa dieta e agora não está conseguindo manter durante os dias frios é a seguinte: procure não se enganar. No inverno a tendência é de que nos movimentemos menos (a cama e as cobertas quentinhas viram nossas melhores amigas) e passamos a comer em maiores quantidades para “esquentar”. Some esses dois fatores por um período mais longo e você verá que eles podem sim, infelizmente, resultar em aumento de peso, além de não colaborar para a nossa saúde.

Desse modo, não descuide desses fatores:

– Mantenha-se consciente sobre as quantidades de alimentos que ingere nas refeições e evite passar o dia “beliscando”;

– Continue consumindo vegetais – eles podem ser cozidos, grelhados ou em sopas;

– O consumo de fibras é importante: consuma frutas grelhadas na frigideira, assadas ou então batidas com leite no liquidificador. Uma boa opção também é o famoso e quentinho mingau de aveia com frutas.

– Movimente-se mesmo que minimamente e beba água mesmo que em forma de chás ou caldos.

Os dias de temperaturas mais altas voltarão e não podemos descuidar da nossa saúde e dos nossos objetivos utilizando o tempo como desculpa, certo?

E como dica de uma refeição que aquece, que tal uma tapioca quentinha? A tapioca doce com frutas é excelente como café da manhã para iniciar o seu dia ou então como lanche da tarde. Você consegue assistir o vídeo onde mostro o passo-a-passo nos reels no meu perfil no Instagram (@danizambranoo).

Danielle Zambrano@danizambranoo
Nutricionista (CRN 61384)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.

Oh, olá 👋,
é um prazer conhecê-lo.

Inscreva-se para receber nossas novidades com um conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *