“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
É curioso como de tempos em tempos alguma “dieta” ou estratégia nutricional se transforma o assunto do momento, fazendo com que muitas pessoas acreditem que aquele truque específico será o milagre para o tão sonhado emagrecimento.
Foi assim com a low carb, com a cetogênica, há ainda as dietas com líquidos, o tão famoso jejum intermitente, entre tantas outras estratégias que acabam “pipocando” pela mídia afora.
Entenda que elas não são, em si, “certas” ou “erradas”, visto que é preciso analisar objetivos e as especificidades de cada indivíduo. Porém, o que as pessoas parecem não parar para pensar é que todas elas possuem um objetivo em comum, que é o chamado DÉFICIT CALÓRICO.
Ele acontece quando o indivíduo queima mais calorias do que consome, causando assim o emagrecimento. Ou seja, qualquer dieta voltada para o emagrecimento tem esse como objetivo central: fazer com que o indivíduo permaneça consumindo menos calorias do que gasta. No fim das contas, todas as dietas de emagrecimento caminham para esse mesmo fim.
Sabendo que esse é o objetivo final, devemos então traçar uma rota para alcançá-lo, correto? Sim, porém infelizmente muito frequentemente as pessoas se perdem ao se apegar demais a pequenos detalhes que não deveriam preocupá-las tanto assim. Exemplos: qual a “melhor” dieta, fazer ou não fazer jejum, se preocupar excessivamente com os carboidratos, o que comer no pré ou pós treino, horários, cortar alimentos, quando estipularão seus famosos “dias do lixo”, etc.
Perceba que, nessa confusão de ideias, o objetivo central acaba se perdendo?
Claramente alcança muito mais sucesso e resultados aquele que se ocupa em fazer o básico bem feito e, principalmente, com constância. Alimentos in natura como frutas e legumes são extremamente mais acessíveis e, ironicamente, o que mais se vê são as pessoas se perdendo atrás de milagres ou truques.
Invista na dieta mais fácil e que esteja mais próxima da sua realidade (aqui a presença de um nutricionista é imprescindível!) e busque qualidade de vida em primeiro lugar – com sono de qualidade, boa ingestão de água e exercícios físicos. Não se perca aos detalhes e foque sempre em manter a constância. Dessa forma, o resultado final (lembra do déficit calórico?) será alcançado de forma sustentável e, mais importante, de forma saudável.