“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
A terça-feira passada foi marcada pelo Dia das Crianças e, durante a tarde do feriado de 12 de outubro, lá estava eu lendo na internet algumas análises sobre contos de fadas! Fiquei horas lendo e achei muito interessante como histórias infantis possuem tanto a nos ensinar…
Engana-se quem pensa que as historinhas são sobre mundos encantados destinados apenas às crianças. Por trás de narrativas aparentemente simples há lições poderosas sobre a vida e a morte, alegrias e tristezas, vitórias e perdas – que falam diretamente com o nosso mundo interior. Além disso, histórias infantis têm o poder de automaticamente nos fazer pensar em nossa postura caso estivéssemos na posição do personagem principal: o que faríamos diante desses obstáculos e desafios? Que sentimentos esse enredo me desperta? O que eu faria se eu fosse o personagem principal?
Trazendo isso para o mundo da nutrição, vejo que cada paciente que me procura está também iniciando uma jornada, cujo objetivo varia de pessoa para pessoa. Algumas buscam resultados estéticos, outros buscam melhora na saúde, outros querem melhorar a relação com a comida…
E, como em toda jornada, obstáculos são encontrados, mas grandes transformações também são possíveis. Porém, infelizmente, um não acontece sem o outro. Não há transformação sem lidar primeiramente com obstáculos e desconfortos, e sem parar para assimilar lições e aprendizados.
Para isso, uma coisa é necessária: protagonismo. Todos nós devemos nos colocar em posição de heróis de nossas próprias histórias.
- Devemos fazer escolhas diariamente.
- Seguir em frente sempre, mas refazer a rota quando preciso.
- Lembrar constantemente do nosso porquê.
- Ter disciplina para não desistir, mesmo quando ainda não enxergamos resultados.
- Encarar de frente o processo – ou, como nos contos de fadas, a nossa jornada do herói.
Quando o paciente sai do meu consultório com o plano alimentar em mãos, deve ter em mente que lidará com inquietações e problemas pelo caminho que podem até parecer enormes, mas que deverão ser enfrentados caso ele queira conquistar o final feliz que tanto deseja. Mas… falando em final feliz, aqui vai uma diferença crucial entre os contos de fadas e as “jornadas alimentares”: na alimentação não existe um “final feliz”. Não existirá uma linha de chegada onde poderemos jogar a toalha e dizer “ufa, consegui, pronto!”. A jornada da alimentação é um caminho sem fim, dia após dia, que nos exigirá boas escolhas pelo resto da vida…
E você, querido leitor… como personagem principal da sua jornada alimentar, o que busca?
Quais são os maiores obstáculos que está enfrentando no momento e o que está fazendo para superá-los?
Qual a sua maior motivação?
Não se esqueça: você é o protagonista da sua vida.
É sempre tempo de aprender com as lições e buscar transforme-se!
Boa jornada!
Danielle Zambrano
Nutricionista (CRN 61384)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.
Quer mandar sua dúvida ou sugestão? Entre em contato comigo pelo e-mail: dani.zambrano@mybe.com.br