“Meu trabalho com a Nutrição vai muito além de prescrever dietas e ajudar no emagrecimento. Acredito muito na valorização da saúde e no poder do despertar da beleza, sendo dois grandes valores que norteiam toda a minha atuação como nutricionista.”
Existem algumas mensagens e ideias que, ao longo dos meus anos de estudo e da minha caminhada profissional, passaram a ser minhas filosofias de trabalho. Elas são as premissas principais que mais tento difundir entre meus pacientes e colegas:
1. Não tenha medo de comida de verdade
A regra de ouro da Nutrição é sempre optar pelos alimentos mais naturais possíveis, evitando sempre que possível os processados e ultraprocessados. Parece ser uma atitude simples, mas não é. Temos comida embalada sendo ofertadas em qualquer local e horário e a conveniência muitas vezes nos faz optar mais por desembalar produtos do que descascar alimentos. Com isso, cresceu o medo da comida de verdade, resultado de um total desconhecimento de suas propriedades e benefícios. O quão irônico é viver em um mundo onde se teme o arroz e feijão e consome-se desenfreadamente produtos embalados cheios de componentes químicos?
2. O segredo de tudo está nas quantidades
Sim, você pode comer o que gosta sem precisar chama-lo de “vilão” da sua alimentação. Comer nos dá prazer e é também um ato social. Uma alimentação restritiva não é sustentável e todos nós sabemos disso. A chave muda completamente quando aprende-se a fazer um manejo inteligente das quantidades dos alimentos. Fique atento aos seus hábitos e quantidades do que consome e você verá a sua relação com a comida mudar drasticamente!
3. Não complique – nem na cozinha e nem na vida
Truques, dicas “secretas”, fórmulas mágicas… esqueça qualquer coisa que te prometa resultados milagrosos. Na era da informação é comum acreditarmos que existe algo que não sabemos e que, quando descobrirmos, mudará nossas vidas. Não acredite em atalhos, não se apegue a números na balança, não acredite em alimento milagroso. Opte pelo simples (na cozinha e na vida) e você verá que seu caminho será mais sustentável.
4. Se movimente e se divirta!
Sou uma verdadeira entusiasta da atividade física. Para mim, é um ato de amor-próprio. Busque algo que faça seu corpo se movimentar, suar, se desafiar… sinta-se vivo! E, por que não, divertir-se? Sejam exercícios de força ou uma simples caminhada ouvindo músicas que você gosta… Apenas comece a entrar em movimento!
5. Nunca desista de você
Buscar saúde e uma alimentação equilibrada é para toda a vida. Não existe linha de chegada. Todos os dias temos que acordar almejando sustentar nossa saúde e buscar longevidade. É uma atitude para a vida, logo não existe “desistir”. Acorde todos os dias buscando o melhor para si.
Nutricionista (CRN 61384/P)
Pós-graduada em Emagrecimento, Nutrição e Fisiologia do Exercício.